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quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Principais objetivos do Projeto PIBID – UECE



Os principais objetivos do Projeto PIBID – UECE são:

* Incentivar a formação de professores para a educação básica, especialmente para o ensino médio;

* Valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente;

* Promover a melhoria da qualidade da educação básica;

* Promover a articulação integrada da Educação Superior do Sistema Federal com a Educação Básica do Sistema Público, em proveito de uma sólida formação docente inicial;

* Estimular a integração da Educação Superior com a Educação Básica de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública;

* Elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nas licenciaturas das instituições federais e/ou estaduais de educação superior;

* Fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação;

* Valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica;

* Proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.

3 comentários:

  1. PIBIDIANOS, leiam depois no Jornal Folha Morada notícia sobre

    Pibidianos de Letras em Ação: (re)ssignificando a prática docente nas escolas Egídia Cavalcante e Lauro Rebouças

    Por Francisco Geimes Raulino de Oliveira Paiva
    Professor Supervisor (PIBID/UECE/FAFIDAM

    Sabemos, a priori, que na qualidade de educadores muito ainda se deve fazer para que haja (inovação, criatividade e dinamismo) nas aulas de muitos professores, sobretudo da rede de ensino público. Até porque diante de uma nova perspectiva de educação que tem como marco a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB/ 9.394/96 que propende formar o educando não mais apenas para o trabalho, mas também para a cidadania, formulou-se em 2000 os PCNs. Estes têm como objetivos atender às novas demandas da educação no sentido de formar um sujeito crítico, reflexivo e atuante na complexidade social em que se insere.
    É nesse ínterim que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID adotada pelos cursos de Humanas (Letras, História, Geografia e Pedagogia) da Fafidam/Uece tem na Língua Portuguesa o objetivo de planejar e desenvolver um diagnóstico da escola e do ensino de LP, colaborando com o desenvolvimento de novas práticas e metodologias de ensino ao promover o intercâmbio entre a universidade e a escola de ensino básico, visando ações interdisciplinares e disciplinares.
    Sendo assim, o objetivo é perceber a realidade das escolas integrantes do projeto a partir de aspectos físicos e estruturais (biblioteca, sala de aula, laboratório, quadra esportiva, segurança) e aos aspectos institucionais referentes à qualidade de ensino (formação do professor, currículo do ensino básico, Projeto Político Pedagógico, investimentos e projetos educacionais, remuneração dos professores, mais especificamente de Língua Portuguesa, e dos funcionários).
    Sob a alcunha de Pibidianos de Letras em Ação: (re)ssignificando a prática docente, esse grupo tem por coordenação de área de LP a professora mestra Kátia Cristina de Oliveira (Fafidam/Uece) e supervisão dos professores especialistas Francisco Geimes Raulino de Paiva e Izaura Feitoza. Eles corroboram que, sem dúvida, os principais atores dessas relações construídas pelo PIBID são os licenciando em Letras da Fafidam que terão que desenvolver muitas atividades na área de ensino de LP, sobretudo no que se refere à produção e a compreensão de textos nas escolas de Ensino Médio de Limoeiro (Lauro Rebouças de Oliveira) e (Egídia Cavalcante Chagas), em Morada Nova.
    Tanto os alunos pibidianos, como os professores envolvidos deixam bem explícito a importância do projeto para a (re)ssignificação do ensino-aprendizagem de práticas docentes haja vista que esses bolsistas de iniciação a docência assimilarão saberes e aprendizados significativos para sua respectiva formação como professores. Alem disso, as escolas contempladas com as ações criativas e inovadoras dos pibidianos, com certeza apresentarão após o projeto ganhos inimagináveis, sendo que será o âmago das atuações dos pibidianos de Letras e professores supervisores.



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  2. DEVO DIZER QUE O BLOG FICOU MUITO BOM, PARABÉNS!!!
    VAMOS FAZÊ-LO UM INSTRUMENTO DE SOCIALIZAÇÃO DE SABERES.

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  3. Fazendo um breve resumo com relação ao blog, o mesmo ficou bem elaborado e com atenção para que os Pibidianos postem relatos, notícias, reportagens, vídeos interessantes, sobre a docência ou "coisas" relacionadas aos interesses dos universitários bolsistas e alunos que atuarão no projeto!

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