Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Texto e ensino sobre o ponto de vista sociocognitivo - Helenice Araújo

No dia 29 de julho de 2014, houve um encontro dos grupos do Pibid dos coordenadores Lailton Moraes e Kátia Cristina com a doutora Helenice Araújo, tendo como texto base "Linguagem em Foco", que aborda as teorias da enunciação do discurso e da noção da linguagem como interação. No texto ela faz ainda a análise do livro didático dos autores Cereja e Magalhães, que ela considera que não consegue levar o aluno a pensar, tornando o conhecimento um produto acabado e entregue pronto ao alunado. Em relação a palestra "Texto e ensino sobre o ponto de vista sociocognitivo", ela descreve o conhecimento como algo que se constrói, ressaltando que o texto não é apenas a materialidade. Ao final, ela mostrou atividades desenvolvidas por ela e seus alunos pesquisadores, que focam a aprendizagem como cognição "situada e incorporada", tendo como produto a revista "Searálendo", distribuída nas escolas públicas. O foco principal deste material é o comprometimento do aluno na construção do conhecimento, a partir de textos e questões que levama reflexão e, por consequência, geram aprendizagem significativa. Pudemos perceber o profundo conhecimento de Helenice sobre o assunto e ajudou bastante, principalmente na escolha do livro didático. O grupo da coordenadora Kátia retomou o estudo do texto da doutora Helenice no dia 12 de agosto na escola Lauro Rebouças, em virtude da diferença de assuntos abordados entre o texto e a palestra proferida pela doutora Helenice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário